28 de mar. de 2014

O Nariz Eletrônico


O cachorro é o melhor amigo do homem, todos sabemos e vivemos isso em nosso dia a dia... Certo, e o que tem isso a ver com tecnologia??..... Tudo!!

Pra entrar no tema de ciência e tecnologia, recordo que já vimos muitos filmes, desenhos e revistas onde este animal fiel seria substituído por um robot, um brinquedo de bolso, etc... Mas isto seria possível no mundo real e de hoje? O cão poderia ser substituído por uma máquina??

Do ponto de vista emotivo não, isso é impossível, animais domésticos são fundamentais em nossa vida e nada pode substituí-los, e mesmo assim a principal característica deste animal já está sendo implementada em máquinas, o olfato avançado!!

Sim é real, maquinas que reconhecem odores, ainda está no inicio mas essa tecnologia já demonstra varias áreas de atuação e gigantesco interesse da industria, bancos e governos!

Existem muitas aplicações pra esse tipo de tecnologia, desde a agricultura e nutrição até a medicina e o controle de informação... Sem se esquecer do anti terrorismo e das aplicações militares!

Chama-se tecnicamente SOA, que está pra "Sistema Olfattivo Artificiale" (Sistema Artificial de Olfato) inventado pela colaboração de vários institutos, em primis o ENEA, a Universidade de Tor Vergata em Roma, e a Universidade de Milão, links abaixo:

ENEA - SOA

Link pra universidade de Tor Vergata:

http://web.uniroma2.it/home.php

Link Universidade de Milão:

http://www.unimi.it/

Abaixo o link de mais uma instituição que colaborou com o desenvolvimento dessa tecnologia, que também é estatal e publica, nada de "Capitalismo" pra gerar nada, só instalações e pessoas, o dinheiro foi só uma coisa necessária dentro do atual sistema:

http://www.artov.imm.cnr.it/

Pra saber mais sobre o funcionamento do sistema...




... Abra os links abaixo:


Assista ao videozinho abaixo com atenção, não é difícil pra um brasuca, bem explicativo:


Para maiores informações sobre o funcionamento do sistema abra o Link Abaixo:

Nariz Artificial: SOA - Sofatec



O sistema registra os odores que não conhece e os cruza com seu banco de dados, depois dessa fase, passa a reconhecer os odores de tudo através de seu rastro químico, pois o odor é uma molécula como qualquer outra, e assim pode ser catalogada e rastreada.

E dessa forma a analise clássica que fazemos em tudo vai desaparecendo também...

Mais claramente abaixo:

http://www.crpa.it/nqcontent.cfm?a_id=1284

Não existe um único modelo de "Nariz Eletrônico", cada equipamento é construído (montado) para se obter um resultado diferente e direcionado ao próprio interesse, cada modelo capaz de identificar um tipo diferente de molécula e assim de "Cheiro"!!




As áreas de atuação dessa tecnologia são infinitas, na medicina tem seu baluarte mais notório, com a analise molecular por respiro do paciente. Abaixo as aplicações já correntes em campo médico na descoberta de tumores:


Abaixo um link do Hospital do Vaticano "Policlinico Gemelli" descrevendo o uso e as terapias personalizadas decorrentes:

https://www.policlinicogemelli.it/news_dett.aspx?id=19C0C322-3CD7-4F3B-98F0-AC83DFB9A6C0


E não só tumores cancerígenos podem ser identificados com essa tecnologia, segundo alguns, e deixo link abaixo, até mesmo doenças degenerativas e até mentais tem um "cheiro" próprio, e essa tecnologia pode diagnostica-la, assim veríamos uma maquina pra cada tipo de doença:

http://www.adnkronos.com/IGN/News/Cronaca/Medicina-un-odore-per-ogni-malattia-naso-elettronico-puo-captarlo_321322577736.html

E assim esta tecnologia se espalhará em todas as áreas, terás um nariz eletrônico em tua geladeira pra "verificar" a qualidade de teu alimento, se está fresco pra consumo ou perdido, o que já vem sendo muito testado:

http://www.darapri.it/immagini/nuove_mie/degustazione/nasoelettronico.htm

Certo não faltam opiniões nesse campo...



O mesmo "Nariz na Vida Alheia" estará até mesmo em seu  banheiro, seja no armário da tua escova de dentes pra verificar a tua saúde bucal ou no teu vazo sanitário onde o equipamento vai fazendo exames de urina e fezes alí mesmo, controlando a sua saúde física, ou até mesmo no teu sofá ou mesa de centro na sala, onde tua mulher vai controlando as tuas bebedeiras ou se teve visitas inapropriadas quando estava ausente, fazendo isso com uma verificação de perfume feminino que seria imperceptível ao olfato humano, ainda mais se for coberto com produtos de limpeza como sempre fazemos...



E como sempre acontece no mundo da tecnologia, e possível que esta tecnologia acabará com alguns empregos, como vimos os recolhedores de material em laboratórios e clinicas médicas estão com os dias contados(Será?) mas existem outras outras profissões humanas tais como a dos degustadores que tem muito olfato envolvido, então... veremos!


Como na nutrição onde o nariz eletrônico pode te ajudar a escolher os alimentos com mais precisão, evitando contaminações mas também fazendo banco de dados do que você come  gosta, veremos isso em seu carro pra evitar que dirija bebado e até mesmo em bicicletas pra evitar o excesso de atividade física...

E por falar em bicicletas já vemos isso em algumas, mas para o controle do ar em cidades, mais uma boa iniciativa a qual chamam de Monica:

http://corriereinnovazione.corriere.it/tech/2014/17-marzo-2014/monica-naso-elettronico-che-misura-inquinamento-2224225232251.shtml

Por falar em meio ambiente está tecnologia está sendo usada pra monitorar vulcões na Itália, que lancam vários gases diferentes em diferentes fases... o ponto é ver se conseguem evacuar a população a tempo!!!



 Mas nem tudo é flores pra você, esse sistema também poderá fazer com que a empresa na qual trabalhe passe a controlar tua vida, teus hábitos, e invadirá a tua privacidade...

Bebeu ontem?? Bip-Bip...
 Fez sexo com a colega da outra repartição na hora do almoço?? Bip-Bip...
Comeu carne de porco mesmo sabendo que teu chefe é um religioso que não quer esse tipo de contaminação em sua empresa?? Bi-Bip...
Ainda é fumante??? BIIIIIIIIIIIIPPPPPPPPPPP
...
Usou drogas???... MÃO NA PAREDE VAGABUNDO!!


E assim mais uma montanha de banco de dados sobre você serão criados, e a tua vida ficará armazenada neles... legal né???

E o nosso amigo cachorro nisso tudo, como fica, terá ainda espaço??

Certamente não terá espaço no anti-terrorismo pra achar explosivos  em malas ou pra encontrar IED´s por aí... Na caça esportiva o nosso amigo narigudo continuará tendo sua valia, e será do mesmo jeito nosso companheiro de vida, e terá uma vida mais tranquila, agora é esperar que não entrem em depressão e caiam de quatro por aí!!


Chama o psico-veterinário, o cachorro vai se sentir um pouco menos útil...

Valeu!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário