6 de jan de 2014

FINAL DO FX-2: Deu GRIPEN-NG... O Baratim!!


AUTOR: FRANCOORP
PASTA: MATÉRIAS DO FRANCOORP e DEFESA (Acima nos Cabeçalhos).
TIPO: TEXTO.


Esperei um pouco pra falar a respeito FINAL DO FX2 pois BASTA ESPERAR UM POUCO PRAS VERDADES APARECEREM... E vimos algumas nas declarações de altos oficiais da FAB... Não traz dissuasão e aumenta os custos de operação real.

O que importa mesmo é que agora é OFICIAL... ACABOU O PROGRAMA FX-2... ALELEUIA!!!!... ACABOU O FX2... FESTA PRA DEFESA NACIONAL FINALMENTE!!


Tudo pode ser conferido no link abaixo, MEU SITE DE AVIAÇÃO PREFERIDO NA INTERNET, o CAVOK:

http://www.cavok.com.br/blog/?p=74269

Vemos a alegria e a tristeza de alguns pela internet de Defesa... no Cavok de novo:

http://www.cavok.com.br/blog/?p=74248

E tem também tem noticias a respeito no MEU SITE PREFERIDO EM GEOPOLÍTICA E DEFESA EM GERAL, O PLANO BRASIL, onde me abstive de falar sobre isso, pois estou evitando tocar no assunto e ter que repetir sempre e sempre a minha posição, por isso FIZ ESTA POSTAGEM AQUI, pra colocar tudo o que eu já disse e tinha a dizer sobre o FX-2, para o Plano Brasil e fim do FX2:

http://www.planobrazil.com/apos-mais-de-dez-anos-dilma-escolhe-cacas-suecos-para-a-fab/

MAS PAR ENTENDER MELHOR... uma pergunta chata... FOI ESCOLHIDO POR QUE É SOMENTE O MAIS BARATINHO como sempre o Brasil faz???

Sei que Já falei demais sobre o FX2 em todos esses anos, enchi o saco e muitos também não ficaram atras de mim... E mesmo assim, agora eu DIGO AQUI minhas palavras finais sobre o tema, também em retrospectiva... O que não importa pra ninguém eu sei, não vai mudar o mundo nem o Brasil, e mesmo assim eu falo... Não tenho medo de gritar no deserto... então digo exercendo meu direito democrático que ao meu ver:

"NÃO FOI A MELHOR ESCOLHA DO PONTO DE VISTA TÉCNICO MILITAR DENTRO DO CONTEXTO TERRITORIAL E OPERACIONAL PARA O BRASIL, E MUITO MENOS SE FOR TOCAR NO ASSUNTO GEOPOLÍTICO VENDO O PESO DA SUÉCIA NO CÉNARIO INTERNACIONAL... E MUITO MENOS AINDA NO QUESITO TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA", pois nem a Suécia e nem a Saab tem o poder de transferir tecnologias que não são delas, como vemos nos motores americanos, radar italiano, e ainda tem partes de outros países como  tchecoslovacos e sul-africanos, e por aí vai...

E se for "Só" receber UM POUCO MAIS sobre estruturas supersônicas é MUITO POUCO PRA UM PROGRAMA COMO O FX2:


Essa imagem acima é o esquema do caça hoje, mas pelas promessas da SAAB, veríamos essa imagem abaixo:



Agora é esperar pra ver se promessas de mercante serão cumpridas, exatamente como seria no caso do Rafale e do F-18... A QUESTÃO É QUE AGORA TEM QUE DAR CERTO PRO BRASIL!


E assim falando um pouco mais sobre o FX2... mesmo a contra gosto... DIGO O QUE PENSO, de novo...



Começo com uma pergunta, como sempre eu e minhas perguntas chatas... O BRASIL PRA TER TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DEVERÁ COMBINAR COM CADA UM DOS PAÍSES QUE TEM O REGISTRO DE PATENTES???...

O que complicará e muito esse quesito de ToT.. à menos que FAÇA TUDO POR AQUI MESMO, em fabricação conjunta com consultoria técnica da SAAB, o que me agrada!!

Segundo algumas declarações do Saito, comandante da FAB o fator determinante foi o ACESSO TOTAL AO CÓDIGO FONTE... isso também agrada, alias, isso é NOVIDADE POSITIVA PRO BRASIL!!

Então pelo entendimento de um leigo como eu, o Rafale e a França não davam esse acesso irrestrito e total no contrato?? Cadê a transferência irrestrita prometida??

Nota-se também nas promessas da SAAB a força Geopolítica Européia no NOSSO NOVO CAÇA, seria uma produção não só sueca ou brasileira, mas também Européia, de varias partes da Europa e até de Israel e África do Sul com quem também temos ótimas relações diplomáticas.


O fator motor, que é americano, traz o fantasma dos embargos, vimos isso com o embargo dos “Nossos ALX – SuperTucanos, e até na possibilidade cogitada dos AMX-T pra Venezuela em 2006, como proposta de venda de um país terceiro, como foi o nosso caso e se encaixa bem aqui, alias é perfeito como exemplo... Na situação relatada os americanos simplesmente não permitiram a venda dos componentes fabricados naquele país e montados em uma "nossa aeronave" que fosse exportada para o vizinho; O resultado: Perdemos a liberdade sobre um "Nosso Produto", o Brasil não exportou nada, um problema diplomático que não era do nosso país acabou sendo... O Brasil não vendeu e não trouxe divisas graças a um embargo americano, e no caso de nossa DEFESA DIRETA, ISSO SERIA DEVASTADOR pra segurança do país!! 

O que também vimos ocorrer com Europeus, em menor grau por se tratar somente de questão comercial, foi o caso do Chassis Alemão Unimog pra produtos "nacionais" da Avibrás... Problema contornado com a compra de um outro chassis Europeu o Tatra... mas e o Chassis nacional onde está ???

Veja o vídeo do alto oficial da FAB Brig. Venâncio Alvarenga Gomes que explica um pouco mais sobre embargos americanos, onde outro PONTO IMPORTANTE NESSE VÍDEO SÃO AS SABOTAGENS AMERICANAS DE ITENS JÁ VENDIDOS CONTRATUALMENTE para o Brasil, como foi o caso das antenas GPS explicadas pelo oficial, e ainda tem outro ponto importante pra conhecemos SOBRE ESTRUTURAS SUPERSÔNICAS DO F-5, essa coisa de estrutura supersônica entra diretamente no pacote SAAB GRIPEN-NG:


Caso não queira assistir por ser muito longo, mais de 43 minutos, ou ainda técnico demais, tem uma VERSÃO FEITA PELO BRAZILNATION no You tube, que resume bem os pontos importantes, mesmo que a massa critica esteja no vídeo anterior:



Mas esse motor em caso de problemas com os "Primos do Norte" poderia ser substituído pelo EJ-2000 inglês, o que aumentaria ainda mais a dependência da Europa por consequência... E EXISTE AINDA UMA OUTRA POSSIBILIDADE, o atual desenvolvimento do Motor da Volvo RM-12... Mas é melhor esperar pra ver isso melhor, esse motor voa desde 1997, e mesmo assim acho que o RM-12 precisa ser melhor analisado, não é CONFIÁVEL como o F-414 ou EJ-2000!!

O RM-12 pro caça Gripen depende EXCLUSIVAMENTE DO SUCESSO DA VERSÃO NG QUE FOI A ESCOLHA DO BRASIL... Motor pra caça é mais complicado do que pra aviação comercial!!

Pra saber mais sobre esse motor acessar os links abaixo:

http://www.gkn.com/aerospace/products-and-capabilities/engines/Pages/default.aspx

LINK sobre o atraso de 23 unidades do Gripen em 2010 onde o motor da volvo foi o responsável direto pelo atraso que passou a ter prazo de entrega pra 2013:

http://www.defencetalk.com/volvo-rm12s-future-depends-on-gripen-ng-success-36182/


É um bom ponto esse do RM-12, boa possibilidade, alias é excelente por ser SUECO, mas tem que vir pra ver se tem Força de Torque empuxo, Potencia de empuxo, e a TÃO PROPALADA capacidade pra Super Cruzeiro PROMETIDA NO NG...

Outro ponto forte disso, SEJA COM MOTOR INGLÊS OU SUECO, é que a União Européia tem excelentes relações diplomáticas com o Brasil, melhor até que as do Brasil com os USA, e não falo só de agora, mas desde sempre, desde a época colonial, e um grande exemplo disso é a ausência de VISTO DE TURISTA para brasileiros entrarem na Europa Ocidental, justamente o contrario dos vistos pra turista nos USA, e isso tendo a Europa os mesmos problemas com a imigração ilegal, terrorismo e tudo mais correlacionado... Falta de confiança nos brasileiros?? 

Não sei, mas é também verdade que o mesmo é feito pelo Brasil em reciprocidade, seja reciproco à Europa quanto aos USA! Mas não é esse o tema aqui, era só um exemplo das relações diplomáticas que temos, essa coisa de vistos seria tema pra outra postagem.

Uma das verdades que aparecerem depois da escolha foi o da entrega das aeronaves...




Um alerta pra defesa aérea brasileira seria que as entregas começarão no cronograma lá pra 2020 segundo o próprio CEO da SAAB disse à imprensa sueca, e os Mirage já foram aposentados, então ficamos mais 6 anos só com os F-5 se não vierem TAMPÕES DE GRIPEN-C/D USADOS:




Grifo Nosso: Som planerna för Gripen E ser ut nu kommer Sverige och Schweiz att få sina första plan under 2018. Troligen börjar leveranserna till Brasilien under 2020.

--- Tradução:

Como planos para o Gripen E está agora a Suécia e Suíça, para obter o seu primeiro avião em 2018. Provavelmente iniciar as entregas para o Brasil em 2020.


E o que dizer SOBRE O PODER DE DISSUASÃO DO GRIPEN-NG perante os outros caças aqui do continente Sulamericano, como os SU-30, F-16, MIG-29, etc... A resposta foi o próprio Saito que deu em entrevista a revista IstoÉ, e disse CLARAMENTE que o GRIPEN-NG NÃO ASSUSTA NINGUÉM, só impõem respeito... Respeito nós temos ATÉ PELOS MAIS VELHOS QUE JÁ SE APOSENTARAM NÃO É MESMO??


Link pra conferir a afirmação e a inteira entrevista ao Brigadeiro Saito concedeu a revista Isto É:

http://www.defesabr.com/blog/index.php/28/12/2013/saito-nao-e-um-aviao-para-assustar-mas-impoe-respeito/

E E o GRIPEN TEM MENOS CAPACIDADE OFENSIVA REALMENTE em relação ao F-18 e Rafale... isso é notório até!!:

http://www.planobrazil.com/caca-sueco-e-versatil-mas-tem-menos-capacidade-ofensiva/

Outra questão é o ataque ao solo...  




O AESA do Rafale faz a varredura de solo sem usar componentes adjuntivos como os GMTT/GMTI... MAS PODE-SE INSTALAR FACILMENTE ESSE EQUIPAMENTO... E o Gripen não tem isso integrado no seu AESA, assim pra lembrar, o F-18 sim... Mas a pergunta é: A FAB escolherá os GMTT/GMTI pra fazer a varredura de solo junto com o AESA, terá um sistema omo o do Rafale só com o AESA, ou escolherá fazer a varredura de solo sem usar o AESA??

Esse GMTT/GMTI pode ser integrado aos Gripen-NG como podem ser no Rafale???

Essa eu realmente não sei a resposta... mas fica a pergunta: Conseguiria fazer como os Rafale fazem a varredura de solo, sem os GMTT/GMTI??





PODER SER, pois o Gripen-NG ainda é um projeto, seu AESA foi concebido pra dar enfase à superioridade aérea, o que é diferente pra atacar o solo, destruindo baterias antiaéreas COM MAI PRECISÃO... mas vamos ver, pois a FAB deverá escolher!!

Existe um video mostrando os TESTES DO MODELO ATUAL do Gripen, não do NG pois ainda é projeto; Este video mostra os testes da Suíça pra ataque ao solo com canhões de bordo:

http://www.vbs.admin.ch/internet/vbs/it/home/themen/defence/tte/foto/axalpschiessen.html

E Suíça preponderante mente USA OS BIREATORES F-18 que possui pra realizar ataques ao solo, pois o sBireatores tem MAIOR CARGA PAGA DE MISSEIS E BOMBAS pras missões de bombardamento médio ou pesado... pelo visto os Gripen ficam com as missões de ataque leve ao solo.. Alis entre os MONOREATORES só o F-16 tem realmente um boa carga paga pra essa missão, também com aqueles motores enormes feitos também pra esse tipo de missão não é de se admirar!!

Outra questão que vimos esperando o tempo passar mais um pouco foi o "CASO RAIO" operacional do GRIPEN, qeu por ser curto recebeu muitas criticas pra ser escolhido para um país como o Brasil...

Mesmo que esse fator não seja determinante, mas é importante, não chega a ser um problema pra essa escolha, mas IRÁ GERAR MAIS CUSTOS PRA FAB se tiver que usar reabastecedores mesmo pra missões patrulhamento de rotina!!

Link sobre o que estou falando de raio e reabastecedores:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,propriedade-intelectual-sobre-aeronave-foi-determinante-diz-comandante,1110733,0.htm

Vimos no link acima o Comandante Saito se expressando a respeito e creio que ele se equivocou dizendo que o 'RAIO DO GRIPEN É IGUAL AO DOS OUTROS'... Isso não poder ser realidade nos dados de fato... mas pode ser sim contornado com reabastecimentos em voo, e aqui entra o problema, vai aumentar os custos de operação pra FAB!!




O Gripen-NG operando COM O AUXILIO DE REABASTECEDORES aumentara os custos pois teremos o custo das horas voo (manutenção de rotina e combustível) dos REABASTECEDORES, além do combustível e pros GRIPENS... PRA MISSÕES DE FATO ISSO NÃO IMPORTA, PRA PATRULHA A CONVERSA MUDA, esse custo é maior do que se os GRIPEN-NG operassem sozinhos pra fazer o patrulhamento com sua própria reserva de combustível e ainda um extra de carga esterna sob as asas.

Veja que nem se querer cito a base de dados pra esse raciocínio, pois é uma questão obvia que se vê claramente, reabastecedores tem seus custos de hora voo também quando são operados, e é um custo diferente quando usados só pra treinamento de pessoal, pois leva maior carga de combústivel como transporte pra se fazer o reabastecimento de fato em pleno voo... 

Mesmo assim o GRIPEN PODE FAZER CFT (Conformal Fuel Tanks), o que economizaria a intervenção dos abastecedores na Patrulha, não acabaria com os abastecedores já que nem sempre é aconselhável só o uso de CFT pra patrulhamento, isso seria mais uma questão de emergência, o que não acontece lá muitas vezes em patrulhamento de rotina, mas em missões de fato.



Sobre o CFT dos Gripens:

http://gripen4canada.blogspot.com.br/p/this-post-will-be-effort-to-clear-up.html

Mas o reabastecimento em voo TRAZ OUTRO FATOR QUE INFLUENCIA NA DISSUASÃO... a perda de tempo!!

Os reabastecedores fazem rotas mais seguras, suas perdas simplesmente são duríssimas pra uma força aérea, pesam na operatividade, e deveria-se recrutar aeronaves civis pra serem reconfiguradas pra essa missão, o que já é outra história... O que quero dizer é que por mudar de rota os caças leves com curto raio como o Gripen, em um país como o Braisl, poderiam perder tempo nas missõ es de interceptação do inimigo que está fazendo penetração aérea muito distante da posição das patrulhas, e assim deverá ser primeiro reabastecido antes de chegar ao inimigo, mudando de rota em caso de perigo pros reabastecedores... E o inimigo pode já ter atacado uma base militar, ou outro objetivo estratégico dentro do nosso território... 

Vimos isso nas Malvinas cm suas MISSÕES HEROICAS DOS REABASTECEDORES TURBOÉLICES, onde por sorte o inimigo era os subsônicos Harrier... Caças Supersônicos com boa carga de combustível, como os Flankers da Venezuela matariam os reabastecedores com mais facilidade do que os Harrier ingleses também de curto raio!






E lembrando das malvinas vemos a importância de outra questão fundamental em aviação pra um país.... O fator naval, a aviação embarcada em navios!!!!

, seja no quesito tecnológico que de dissuasão militar, pra mim o Rafale era melhor até por ter sua versão naval já operativa, pois existe uma portaria OFICIAL DO GOVERNO que liga o FX2 da FAB à Marinha do Brasil de forma clara, OUTRA POSTAGEM NO BLOG:


Esse conceito naval, pois só de um conceito se trata para os Gripens foi apresentado pela própria SAAB na Feira Latino Americana de Defesa em 2013:



E nesse quesito NAVAL do FX2 o caso do PROJETO SAAB GRIPEN-NG ainda deverá ser realizado COMPLETAMENTE, em todos os quesitos técnicos, ao CONTRARIO DO RAFALE... Mas também facilita ser um projeto, pois sendo projeto pode-se fazer tudo do zero, sem vícios e como se quer!

O Gripen-NG ainda É UM PROJETO E NÃO SABEMOS NADA DE CUSTO E VALORES, POIS TUDO PODE ESTOURAR COMO FICAR DENTRO DE UMA PREVISÃO.

E o Rafale também tem uma versão melhorada pra missões a alto risco, tudo com o melhoramento no MATERIAL RAM:




Bem, então chegando a esse ponto da analise da escolha, creio que já respondemos a pergunta acima...

GRIPEN-NG NÃO FOI ESCOLHIDO POR SER UM CAÇA DISSUASIVO MILITARMENTE E MUITO MENOS POR ESTAR EM ESTADO OPERACIONAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL NA FAB... 

E no caso de tecnologias, vimos QUE DE CERTEZA MESMO SÓ O CÓDIGO FONTE E AS ESTRUTURAS SUPERSÔNICAS estão vindo... E o resto que compõem a aeronave ainda deverá ser estabelecido, O GRIPEN-NG É PROJETO AINDA, mas se for como vemos hoje, VEMOS QUE NEM A SAAB OU A SUÉCIA possui O ACESSO DAS PATENTES de todos os componentes aeronáuticos em seu portafoglio, O GRIPEN NÃO FOI ESCOLHIDO NEM MESMO PELA QUESTÃO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, pois não aprenderá fazer as partes que compõem do caça, isso parece que o Brasil hoje não sabe, À MENOS QUE TRATE COM CADA UM DOS PAÍSES, pois só assim pra aprender a fazer tudo, e ter INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA MILITAR, senão será somente TER LIBERDADE DE USO dos componentes que compõem a aeronave, e não aprender fazer os mesmos!!

Então... Seria tudo festa por essa decisão histórica?? Só se for com super alcoólicos...




Agora é o momento de esperar pra conferir... mas e a pergunta original como fica?? Por que o Gripen foi o escolhido??... Foi tudo na base do "Baratinho" mesmo??? ... 

Em defesa nacional o baratinho pode sair muito caro com o tempo, e não falo de "Caro no Orçamento", coisa de dinheiro não!!

E ainda assim, tenho que dizer que não gostei da escolha... SÓ ACEITO DE BOM GRADO JÁ QUE É IMPORTANTE PRA FAB que é defasada demais em relação a muitos países por aí, então esse caça vai melhorar SIM as capacidades de batalha da nossa força aérea, poderia ser melhor, mas está bom assim, NADA DE CHORORÓ!!

Então temos razões pra festejar mas nem tudo é festa pois poderia ser melhor com os Rafale em tudo no equipamento em sí, e até mesmo com algumas propostas comerciais dos F-18, mesmo que eu desaconselhe pois é um projeto acabado, em fim de vida em todos os sentidos!




E AGORA FALANDO DA IMPORTÂNCIA DO FX2 PRA ESSE BLOG E PRA MIM PESSOALMENTE...


Eu sei que NADA MUDA POR EU GOSTAR OU NÃO DA DECISÃO, não sou ninguém pra isso, e mesmo assim eu considerava o FX-2 um pouco maior PRO BRASIL, acho que não é só um "Projeto" que pertence ao governo, à FAB e ao povo brasileiro... Não...  o FX-2 ao meu ver pertence também a todos aqueles que empenharam tempo de suas vidas nesse programa mesmo que não sejam parte do Governo ou da Força Aérea!!

Não vou ficar repetindo o que penso sobre o FX2 em si, e nem mesmo o que vi analisando os DADOS DE FATO desse projeto com os anos... PRA ISSO TEM OS LINKS DESSE MESMO BLOG QUE POSTO ABAIXO...


E mesmo assim eu ainda tenho algo a dizer, uma "Retrospectiva" também deste Blog, assim em clima de fim de ano e inicio de novo ano, sabendo que a coisa mais importante é que O FX2 ACABOU, e isso é MUITO, MUITO IMPORTANTE PRA DEFESA NACIONAL!!




ACABOU FINALMENTE DEPOIS DE 15-19 ANOS, e estou fazendo esse retrospecto geral sobre a minha participação nesse programa, como comentarista, sobre eu mesmo na questão do amadurecimento nessa área e esse tal de FX2 em si...  

NÃO QUE EU SEJA ALGUMA COISA DE VÁLIDO OU IMPORTANTE NA DEFESA, não, NÃO É ASSIM, mas que esse programa foi a razão principal pra abrir esse Blog, O BLOG DO FRANCOORP, isso foi, e não foi a única importância que teve na minha vida pessoal e publica na internet!!

Comecei o Blog pois já estava cansado de ficar repetindo sempre e sempre nos fóruns por aí, tendo que procurar nas postagens que fazia por aí e re-postar o que eu já tinha dito em outro site, e foi justamente pra não ficar sempre repetindo a mesmice do que eu mesmo dizia que decidi REUNIR O QUE PENSAVA, ESTUDAVA E DESCOBRIA nas pesquisas em um lugar só, aqui no Blog, e depois os documentários como ativismo de cultura popular tomou o sobre vento!!


Com o Blog algumas coisas que queria dizer passaram a ficar mais simples, era só postar o link do Blog de uma vez pro pessoal ver as minhas opiniões e reflexões sobre o tema e rebate-las quando quiserem, o que aconteceu com frequencia nos Sites por aí...  Principalmente pelo Penguin no Fórum Base Militar Alide e Defesa Brasil.

Abaixo o Link da Primeira Postagem desse Blog Fajuto, no dia 31/08/2010:

http://francoorp.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html




Até nisso o FX-2 foi importante pra mim, pois me fez conhecer o dia-dia e o universo de um blogueiro, não que eu ganhe alguma coisa com isso, é somente um instrumento pra divulgar minha opinião, NEM PUBLICIDADE TEM POR AQUI como você pode conferir, é algo pra mim difundir os meus estudos com meu Ex-Hobby favorito, algo pra fazer ativismo, distribuir cultura ou ocupar meu tempo livre, mas nasceu do meu hobby preferido, A DEFESA NACIONAL dentro do programa FX2!!

Penso sobre a decisão final do FX2 agora com sinal de "Passado", e vejo que muita coisa PROPALADA PELA INTERNET, E PELO PRÓPRIO GOVERNO não foram sequer consideradas na escolha final, como sempre no Brasil, sil, sil!!

Mas essa é uma outra coisa, OUTRA CONVERSA, é política e não me interessa... Não agora!!

Então vendo o tempo de minha vida que empenhei nisso, o que é MUITO POUCO em relação ao tempo que outros aficionados em defesa empenaram por aí, e eles tem o meu respeito por isso, deixa eu recordar como foi o FX2 da FAB em minha vida... sendo esse um Blog pessoal feito pra isso, deixar minha opinião!


No início eu era pela escolha do F-16, Estrada qeu muitos países seguiram no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000, como o Chile e Emirados Árabes Unidos, mas essa versão Block 60-70 que os EAU escolheram não estava no páreo no FX-1... isso tudo lá nos anos 90... Em 2000-01 começou oficialmente no Governo do Fernando Henrique Cardoso-PSDB, mas começou de fato em 1994 com o inicio da pesquisa por parte dos militares...

O Lula passou batido em 2 mandatos e ainda fez trapalhada ...

A Patroa só pensa como economista e queria as vantagens comerciais que o F-18 oferecia pela porta lateral, mas veio o Prisma da NSA e ela decidiu pelos Gripens... 19 Anos pra decidir... Brasil sil sil!!



Para se conhecer o Caça F-16 que citei acima, deixo o link de um Blog pelo qual tenho muito respeito, principalmente pelo seu editor, o Wellington Mendes que é na minha opinião um dos melhores entusiastas e conhecedor de aviação que já encontrei por aí, mas que desapareceu a alguns anos da internet, em seu Blog foi atualizado, espero eu que seja somente por falta de tempo e que nada tenha acontecido, e ainda mais, nos comentários dessa sua matéria encontramos outro entusiasta que sumiu e com quem tenho grande admiração, o senhor Hornet... velhos camaradas de FX-2:

http://defesasaereas.blogspot.com.br/2010/02/f-16-ef-fighting-falcon-o-cavalo-de.html

Como se pode ver minha escolha na primeiro FX, ou FX-1 foi por um caça americano, ENTÃO NADA de antiamericanismo como já fui acusado muitas vezes na internet de defesa!!

Pra saber mais sobre o FX1 deixo um link do Blog do Carlos Emílio, ótimo Site com a descrição e a história dos armamentos, o Blog "Campo de Batalha", em versão Aérea, Terrestre e Naval:

http://aircombatcb.blogspot.com.br/2013/12/prgrama-fx-2-o-fim-de-uma-novela.html




E depois acabou o FX, no inicio dos anos 2000 e virou o FX2...

Então fiquei com o SU-35... 



E deixo mais um link do Blog Campo de Batalha pra conferir o que é um SU-35:

http://aircombatcb.blogspot.com.br/2007/12/sukhoi-su-35-bm-super-flanker-o-temivel.html

Que foi cortado por pré-juízo, pré-conceito e sombras da guerra fria!!

Agora era procurar outro candidato no NOVÍSSIMO FX-2... E assim ema primeira vista eu FIQUEI COM O GRIPEN-NG DESDE CRIANCINHA... Pois seguia a linha do F-16, e também é superior à minha antiga escolha, superior à versão do F-16 anterior à Block 60 que não estava na escolha do FX-1.



Tem postagens minhas por aí, entre os anos 2002 e 2004 que mostram isso lá nos anos passados!!

Pra saber mais sobre o Gripen-NG deixo o link de uma das melhores matérias sobre o caça, Link também do Blog do Carlos Emílio:

http://aircombatcb.blogspot.com.br/2011/02/saab-jas-39-gripen-ng-pulga-alada.html

Fiz até Videozinho a alguns anos (Pouco Assistido) com varias fotos e postei no meu canal Francoorp2 no You Tube... Pra dizer a real eu fiz esse tipo de "Videozinho" dos Últimos três candidatos, assim por "Par Condicio", mas como o Gripen-Ng foi o escolhido vou postar só esse aqui:


E foi assim no debate nos fóruns e contraposição contínua que comecei a estudar esse projeto mais profundamente... Nada que chegue perto do estudo oficial ou coisa válida por muitos especialistas na internet... Não, o meu foi somente um estudo medíocre de um entusiasta em defesa que dependia somente de informações da internet, coisa publicada por alguém parcial em soma, como são os jornalistas!!

E com o andar da carruagem comecei a mudar de ideia, até que preferi o RAFALE, e deixo isso claro, sem mistério e sem infantilidades, PREFIRO O RAFALE MESMO COM O FIM DO PROGRAMA FX2!!

Nessa NOVA MUDANÇA DE POSIÇÃO tem vários comentários meus por aí na internet de defesa, muitas brigas e confrontos, muita paixão e muita tristeza também... E então abri o Blog pra poder falar o que penso e estudo na internet sem perseguição!

Eu pessoalmente não ganho ou perco nada com isso tudo, COM A DECISÃO DO FX2, sou e sempre fui somente um entusiasta em defesa, mas pensando no melhor pra defesa aérea do País livremente, sem partidarismos, livre de crenças políticas ou ideológicas, assim escolhendo na técnica e sem ódio de torcida que vemos por aí, torcida do ódio que usa jargões e rótulos contra quem tem outra convicção pessoal ou técnica, EU VI QUE ESTAVA ERRADO SOBRE A MINHA PRIMEIRA ESCOLHA NO FX2, o Gripen-Ng era furada PARA UM PAÍS GRANDE COMO O BRASIL, melhor para o Brasil seria um caça médio, BOA AUTONOMIA E CARGA PAGA, em alta capacidade de combate graças aos sistemas embarcados e Multi-Roll... e esse caça era o Rafale!!





Mas eu não tinha esse Blog ainda, e a minha mudança de posição no FX-2 somente poderia ser verificada nos sites de defesa por aí!


Pra se conhecer o Rafale deixo outro link do Blog Campo de Batalha:


http://aircombatcb.blogspot.com.br/2006/06/dassault-aviation-rafale-o-sucessor.html



E então essa minha mudança de posição no FX-2 passou a ser mais ativa, e assim fiz aqui algumas postagens sobre o tema e explicações varias do porque, em soma de fatores, que mudei a minha posição e continuo firme nesse parecer!!

Abaixo, dentro dessas postagens muitos links podem estar fora do ar por se tratar que os anos passam, e estão aí pra mostrar qual foi a base dos meus raciocínios e conclusões, nada mais.


Aqui no Blog tem material sobre as principais diferenças entre o SAAB Gripen-NG e o DASSAULT RAFALE, material que eu fiz, e não é que seja base pra alguma coisa, como eu disse esse é um Blog pessoal e não de pesquisa científica comprovada.... Mas fiz PRINCIPALMENTE PRA DISSIPAR ALGUNS MITOS que muita gente criou pela internet:





E assim a meu ver a única opção pra defesa nacional em caso de guerra real pra defender o Brasil ficou sendo o Rafale, pelo menos nas batalhas de superioridade aérea...

O Gripen também é bom de briga, mas é peso médio pra lutar contra peso pesado SU-30, mesmo com toda a relatividade do campo de batalha e uso de sistemas de alerta antecipado, armas modernas e pilotos treinados, e que a Venezuela pelo visto não atacará o Brsail vendo sua dependencia da nossa economia e capacidade de financiamento vendo que agora faz parte do MERCOSUL...

Outro aspecto pessoal do FX2 foi trazer temperança... não no inicio obvio... e mesmo assim tive MUITO SACO com muito por aí, e OUTROS COLEGAS TAMBÉM, todos pelo visto à causa dos pregadores de ódio com seus Rótulos fáceis pra aumentar a coisa à nível de torcidas e até mesmo tentar desqualificar indivíduos...




E assim a minha mudança de posição não foi uma questão de "Crença Pessoal" ou "Torcida"" ... não existe essa de que os "Gripeiros" ganharam e as "Rafaletes" perderam... não... Isso é infantilidade, o que conta é a defesa aérea do país!!

Em todos esses anos de FX-2 vimos muita paixão é verdade, mas também vimos jogo sujo, rasteiras, infâmias, difamações, injurias, e principalmente rótulos de ódio como "Gripeiros" e "Rafaletes", principalmente pra unir grupos contra outros grupos, uma espécie de torcida organizada, e isso não tem nada em amar o Brasil em sí, e querer defende-lo, está mais pra odiar alguém pra fazer parte de um grupo... Tragédias Humanas estão por toda parte mesmo!!

Como se pode verificar na internet, eu e muitos Camaradas e Rivais evitamos usar esses rótulos de ódio gratuito, procuramos não fazer isso, pode ser que tenhamos usado em resposta, mas não como ridicularização ou como fonte de razão ou de auto-afirmação, como eu disse a paixão foi INTENSA NO FX2!!

Eu prefiro pensar que mesmo assim, tivemos em maioria pessoas que só pensaram no melhor para o país, por amor ao Brasil e não em ser contra outro país, por odiar-lo... Não é assim no “Anti” que se deve pensar, julgar ou viver, isso é para os fracos ou pregadores que ganharão alguma coisa com o ódio predicado!!

Mesmo que eu tenha que reconhecer que ser “Anti” é muito cômodo pra alguns... E mais fácil tirar força do ódio, mais fácil pra se fortalecer emotivamente, e muitos fazem isso pra reforçar também suas convicções políticas ou filosóficas, e ainda aumentar o senso de pertencer a um grupo, o que também traz forças pessoais no individuo...

Não preciso disso em minha vida, já pra inicio de conversa, isso está fora do “Meu” FX2!

video

Olha o jargão e o Rotulo do ódio aí gente... ISSO TUDO NÃO ENTRA EM NADA COM O ESTUDO DE DEFESA NACIONAL... Mudei de idéia foi no estudo dos dados mesmo, e tendo como base o que eu entendia por defesa aérea pessoalmente... VENDO A REALIDADE das ultimas guerras por recursos naturais e estratégicos, e não forçando a barra ou a interpretação das coisas como fizeram alguns por aí:






Então é isso, AO QUE TUDO INDICA, parece que no fim o Brasil escolheu um caça que seria perfeito como "Complemento"pra fazer a parte do caça "Principal", a não ser que venha um Hi-Lo por aí, nos bastidores, coisa pouco provável mas realista, ainda mais vendo que a espionagem abriu os olhos sobre dependências a um único país ou fornecedor de aeronaves...

Mas caso não venha nada de configuração dupla na FAB, ganhou o mais "Baratim", CUSTO PROJETADO QUE TAMBÉM TROUXE UMA REPORTAGEM MUITO BOA A RESPEITO, o que também não confirma nada, já que SABEREMOS DE FATO OS CUSTOS com a operabilidade de fato da aeronave, que é variável de país pra país, de força a força, pois tudo difere uma da outra, e saberemos as realidades desse quesito nos detalhes só no futuro operativo:


...  e agora uma pergunta: Será que só os custos mais baixos valem a pena na defesa nacional???



Pelo menos chegamos ao fim dessa novela, o que é positivo... E só uma coisa eu teno certeza... Ficou claro que todos os envolvidos diretamente na decisão do FX2 tem sua culpa nessa "Novela", a mais longa novela do Brasil... todos são culpados e cúmplices pelo atraso, não são só suspeitos!!

http://www.planobrazil.com/gripen-ng-brasil-o-proximo-caca-brasileiro/


Ótimo que tenha uma solução pro FX2, agora posso DAR UM TEMPO no tema defesa com chave de ouro, como já estava pensando a vários meses, a razão principal para esse meu passa tempo não era o FX2 em si mas a defesa nacional mesmo, o FX2 foi a razão principal pra abrir esse blog como já disse, e essa coisa também consumiu MUITO TEMPO de minha vida em estudos, analises, pesquisas, e brigas... E não só da minha se você está lendo essa postagem aqui já mostra que está consumindo tempo até da sua!!

Parece que ficou claro que na verdade vem sempre o mais "baratim"... 

Então PRA QUEM considerava o Gripen-Ng como a melhor escolha no FX2, MEUS PARABÉNS PRA VOCÊ QUE TEVE ESSA TEORIA, pois essa foi a opção escolhida pelo Governo e FAB mesmo QUE NÃO SEJA A MELHOR EM VÁRIOS PONTOS PARA O BRASIL... Nesse caso não deu uma soma de lógicas mas pelo visto só uma, a grana!!

Reconheço minha derrota neste caso... mas como sabemos com o tempo até quem perdeu pode ganhar, virão outros estudos e temas, veremos o que reserva o futuro!



Eu posso até ser um Rival (Que é diferente de inimigo), mas sou um rival honesto e pode-se conferir onde quiser, NÃO JOGO SUJO, peço legalidade, estudo e enfrento logo de inicio, e até se for no ""CARA A CARA" mesmo se for no caso de ofensas, e disso também tem coisa por aí... E isso as vezes é melhor do que um amigo falso que te esfaqueia pelas costas, mesmo que eu também tenha cometido alguns pecados e até maldades... Principalmente no quesito pedir punição durante a crise de espionagem que ainda não se encerrou... Mas tudo bem, são águas passadas, agora é tempo de ir em frente e ter novos rivais em novos temas.

Então eu nunca vi inimigos nem mesmo quando combatia, pra mim era somente contraposição, algumas vezes mudou o ponto, passou a ser sim a briga mas nunca vendo alguém como inimigo, só como rival! E sei que alguns não veem assim, vivem ainda no passado e veem as pessoas que pensam diferentes como inimigos, coisa que pra mim na defesa nacional não faz sentido, pois no fim somos todos brasileiros, podemos discordar uns dos outros mas não sair prejudicando ou até "vendendo" brasileiro ou se aliando a agente estrangeiro como aconteceu comigo no Facebook!!

O Brasil pelo visto é e continuará sendo “Mão de Vaca” na Defesa Tática Militar, só o meia boca vai chegar, COM SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS COMO TUDO NA VIDA OBVIAMENTE, não é porcaria, mas nunca vem o que é realmente tático e dissuasivo pra defesa nacional, à parte o caso do Pro-Sub claramente, esse sim foi razão de orgulho!!


Abaixo os Links da matéria em três partes pra se ter uma base sobre A IMPORTÂNCIA dos Submarinos Nucleares para o Brasil, e notar que o Pro-Sub é razão de orgulho mesmo! Nessa matéria veremos suas táticas, equipamentos e fatores dissuasivos, postei aqui no Blog  e ainda está como "A matéria mais lida" do mesmo, vencendo até o documentário SEXO ESTRANHO, e sabemos que sexo vende... 

O que agradeço ao Almirante Marino por fazer presente esse depoimento de oficial superior da marinha em fórum fechado de defesa, as informações que eu não conhecia e aqui publiquei são do Capitão de Mar e Guerra reformado SÉRGIO LIMA YPIRANGA DOS GUARANYS :

http://francoorp.blogspot.com.br/2011/01/o-submarino-nuclear-brasileiro-parte-1.html

http://francoorp.blogspot.com.br/2011/01/o-submarino-nuclear-brasileiro-parte-2.html

http://francoorp.blogspot.com.br/2011/02/o-submarino-nuclear-brasileiro-parte.html


Talvez esteja na hora de me ocupar UM POUCO MAIS com outra coisa no tempo livre... Aqui no Blog mesmo já tem algumas postagens que fiz sobre ASTRONOMIA (Pasta acima no Cabeçalho), que foram apreciadas vendo os e-mails, o espaço é OUTRA GRANDE PAIXÃO pra uma mente curiosa como a minha... Quem sabe não mudo o foco de meus estudos pessoais e PASSIONAIS fora da área de DEFESA, afinal, o que tenho a perder? Será que tenho jeito pra isso??

Bem, deixo dois exemplos sobre ASTRONOMIA e que serão DE FATO AS POSTAGENS MAIS IMPORTANTES POR AQUI EM 2014, sempre que eu ainda esteja vivo obviamente, o primeiro exemplo é sobre as técnicas de descoberta de planetas em outros sistemas solares:

 http://francoorp.blogspot.com.br/2011/05/exoplanetas-tecnicas-utilizadas-nas.html

 E outra sobre a nebulosa mais bela em minha opinião:

http://francoorp.blogspot.com.br/2011/04/aguia-da-via-lactea.html

No fim estudar livremente sem precisar de notas escolares ou reconhecimentos profissionais pra viver é o que conta, descobrir novos aspectos e visões é a base da vida humana não é mesmo??  Ficar parado em convicções ou verdades eternas é perder tempo em uma vida tão curta... A nossa vida vai acabar, é uma certeza, o nosso tempo está acabando, e o que se faz nesse período é mais importante pra você que a viveu de forma direta não é mesmo??... Pra que acreditar em uma verdade absoluta se eu posso estudar e descobrir pessoalmente a outra versão da verdade? Conformismo? Segurança? Convicções Filosóficas?

Acho que novos ares são necessários, no fim só interessa a mim mesmo, é a minha vida não é mesmo??


Seja como for eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que conheci no caminho desse Hobby na defesa, muita gente interessante, personalidades fortes e até caracteres duvidosos, profissionais da área e profissionais da manipulação e da contra informação, e até alguns poucos indivíduos diretamente ligados ao assunto defesa que eu não conheceria nunca se não tivesse dedicado algum tempo da mina vida nessa área... OBRIGADO POR TUDO!


Atualmente, e por poucas vezes eu falei no assunto FX2, assim pra evitar que velhas paixões subissem à cabeça, e mesmo assim comentei em sites abertos como o Cavok ou Plano Brasil, que já deixei links acima pra se conhecer, mas também falei no assunto em um fórum fechado, muito bom e com pessoal de alta qualidade nos comentários, o Fórum DEFESA BRASILEIRA, alias por ali eu mais que lia do que falava:

http://defesa.forums-free.com/


Tem nesse meio de defesa muita técnica, não é só política como muitos rebaixam a defesa nacional por aí, gente rasa,  e nem mesmo é tema pra partidarismos baratos... E eu já estava me cansando a muito tempo do assunto, a varios meses que fico com altos e baixos de humor e as vezes até meio agressivo... melhor dar um tempo, é importante pra mim, não pros outros, sou eu que preciso disso!!

Mas no caso do FX-2 e seus caças fizemos um pouco de tudo com um fator a mais... PAIXÃO!!!

Fizemos isso COM MUITA PAIXÃO, só isso, ALIAS NENHUM TEMA FOI TÃO PASSIONAL PRA TANTOS COLEGAS E PRA MIM!!

Lembrando as coisas no passado, principalmente agora com o encerramento, não tem como não recordar do meu rival direto e passional no tema FX2.

Um passado duríssimo e cheio de todo tipo de dialogo e contra posição possível... Obrigado também a você senhor Felipe Cps, que mudou seu Nick Name pra "Vader", com quem fiz até uma espécie de "Brincadeira Homenagem" a algum tempo atras aqui no Blog, já pensando no tema defesa e segurança nacional no passado, em mudar de foco, em olhar para o espaço ao invés das desavenças terrenas!!


Valeu e tudo de bom pra todos que lutaram no FX2,  pois o FX2 pertence TAMBÉM a muitas pessoas que dedicaram muito tempo de sua própria vida, suor, lágrimas, dedicação e disciplina, seja na temperança que na pesquisas e estudos...

Sim, pertence também e RECONHEÇO isso em TODOS OS AMIGOS E RIVAIS QUE ENCONTREI NO CAMINHO!!... AGORA TEM QUE DAR CERTO PRO BRASIL... não temos outra escolha!!

Valeu !!!
.
.
.
.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário