6 de set de 2010

Alcântara terá lançamento de VSB-30 em Setembro

Mais noticias sobre o desenvolvimento espacial brasileiro... devemos mirar na Lua, assim se erramos estaremos no meio das estrelas... Abraços do Francoorp, Valeu!!



O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) divulgou ontem (16) que está previsto para o mês de setembro a realização de uma campanha com dois lançamentos de foguetes, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O primeiro foguete será do modelo Orion, usado para testes de aferição e calibração de sistemas, tais como telemetria, rastreio e controle. Já o segundo lançamento envolverá um VSB-30, numa iniciativa binacional entre Brasil e Alemanha. Com capacidade de transporte de até 400 kg de cargas úteis, o VSB-30 realizará experimentos de microgravidade, provavelmente com cargas úteis de instituições dos dois países.
Os últimos meses têm sido muito agitados no CLA. Entre julho e início de agosto, foram executados vários lançamentos de foguetes de pequeno porte (FTB e FTI), dentro da Operação FogTrein I, com o objetivo de testar a infraestrutura do centro e treinar a equipe técnica.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário