14 de set. de 2010

Energia super verde: hidrogênio é gerado com som e água



Autor: Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2010


Cientistas criaram um novo tipo de cristal que, quando mergulhado em água, absorve as vibrações do ambiente, criando fortes cargas negativas e positivas em suas extremidades.

As cargas elétricas são suficientes para quebrar as moléculas de água ao redor, liberando hidrogênio e oxigênio.

Os cristais vibram agitados por ruídos da poluição sonora e geram o mais verde dos combustíveis, o hidrogênio.[Imagem: Hong et al./J. Phys. Chem.]

Energia verde
Parece bom demais para ser verdade: os cristais podem aproveitar uma espécie de poluição - o barulho e as vibrações das ruas e estradas, por exemplo - para gerar o mais verde dos combustíveis, o hidrogênio, que pode abastecer carros ou usinas elétricas liberando apenas água como resíduo.
"É uma espécie de almoço grátis," explica o Dr. Huifang Xu, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. "Você captura energia do ambiente da mesma forma que as células solares capturam energia a partir da luz do Sol."


Efeito piezoeletroquímico
fotossíntese artificial é um objetivo longamente perseguido pelos cientistas. Recentemente cientistas do MIT utilizaram até um vírus para quebrar as moléculas de água e gerar hidrogênio.
Xu e seus colegas adotaram uma via muito mais simples: eles geraram hidrogênio usando uma nova variedade de cristais piezoelétricos, materiais que geram energia quando pressionados e que estão sendo largamente estudados como uma forma de gerar eletricidade a partir do movimento.
Os novos cristais, contudo, feitos de óxido de zinco, foram projetados para operaram submersos, de forma que a eletricidade que geram, em vez de ser transportada por um fio, é liberada diretamente na água, quebrando as moléculas e liberando o oxigênio e o hidrogênio.
Os pesquisadores batizaram o novo fenômeno de efeito piezoeletroquímico.


Energia das vibrações
Ao crescerem, os cristais assumem a forma de finas microfibras altamente flexíveis. Uma vibração, oriunda de ondas sonoras, por exemplo, é suficiente para dobrá-las, fazendo-as gerar eletricidade.
Os pesquisadores demonstraram que vibrações ultrassônicas fazem as fibras piezoeletroquímicas curvarem suas extremidades entre 5 e 10 graus, criando um campo elétrico com uma tensão suficiente para quebrar as moléculas de água, liberando oxigênio e hidrogênio.
A taxa de eficiência das microfibras de óxido de zinco atinge 18%, medida em termos de sua capacidade de converter as vibrações em energia contida nas moléculas de hidrogênio produzidas. Os cristais piezoelétricos tradicionais apresentam uma taxa de conversão de 10%.
Para aproveitar as vibrações disponíveis em cada ambiente, basta crescer fibras de tamanhos variados, que se tornam sensíveis a frequências diferentes.




Realmente, é uma grande descoberta da ciência, imaginem calçadas  de vidro onde debaixo deste vem colocados estes cristais e agua, e assim com as vibrações dos pedestres e dos veículos que transitam na rua, geram moléculas de hidrogênio e água separadamente, e estas são transportadas por meio de fios especiais onde serão imersas em uma célula a combustível montada dentro dos edifícios da própria calçada, e com a reunião destas moléculas vem produzida eletricidade para os edifícios e casas da calçada... existem os resíduos, que serão água pura ao 100%, e esta igual vêem novamente imersa na calçada recomeçando o ciclo de novo. Realmente é um "almoço grátis"!!

A Ciência e a Tecnologia irão salvar a humanidade dela mesmo, e não a religião ou a política, esta ultima traz somente morte, fome, miséria e desesperação na humanidade... e usa a Ciência e a tecnologia para realizar estes objetivos "políticos" na humanidade para poder sempre manter o poder sobre os homens e justificar a sua existência; mas existe esperança ainda.

Um brinde a estes cientistas e suas grandes descobertas e invenções, e viva a ciência!!
Valeu!!
FRANCOORP.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário